GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE FATO
Publicado em 06 de junho de 2021 
Artigo de João Carlos Boyadjian
Gerenciamento de Projetos é uma ciência da Administração. Uma cência que passamos praticamente 90% do nosso tempo lidando com pessoas. Portanto Gerenciar projetos requer conhecimento de práticas comportamentais para trabalho em equipe, organização, disciplina e com valor agregado. Afinal vivemos um mundo capitalista e conturbado o que nos leva a muitas criações. 
Pelo que me confere, nos meus 49 anos de dedicação a esta área nenhum cliente meu me pediu para entregar o produto que não atendesse o investimento efetuado. Nenhum cliente meu me pediu para entregar produtos de projetos sem prazos e ser lento no desenvolvimento/construção. Nenhum cliente me pediu para entregar o produto sem qualidade. Projetos grandes e complexos se gerenciam por subprodutos à muitos anos; utiliza-se o PBS-Product Breakdown Structure o que permite flexibilidade e entregas antecipadas, aplicando-se inclusive `fast tracking´ (paralelismo)… 
Talvez muitos gestores se esqueceram o que Peter Drucker sempre nos orientou a trabalhar por objetivos e por resultados… Será que há muita novidade no mundo atual da gestão de projetos além de solucionar mudanças todos os dias e se valer de boas práticas analíticas e comportamentais que conhecemos à muitos anos? Já implantei sistemas de ERP, já trabalhei em projeto de USINA Nuclear, Tucurui, Construção de Módulos de Plataforma Marítima, Construção de hospitais e postos de assistência médica em todo o Brasil, projetos internacionais de governo e desde 1972 utilizando aplicativos/softwares de gestão… 
Formo pessoas há 34 anos em gestão de projetos e processos… Será que hoje estamos enfrentando o modismo na gestão de projetos com palavras bonitas para dizer que tudo mudou? 
Vejam o que aconteceu na crise de 2008 nos EUA
compartilhe este artigo 
Home        Serviços        Contato        BLOG

Leia também ...

Back to Top